Total de visualizações de página

domingo, 23 de maio de 2010

TRABALHANDO GEOMETRIA COM A LINHA DE GRADE DO EXCEL

O professor Djalma estava à procura de um modo mais fácil de trabalhar a montagem das retas paralelas e transversais, para o estudo do Teorema de Tales no Excel, sem recorrer ao uso das funções e tabelas.
--- Mas como montar as retas sem tabelas e funções? Pensou o professor. Pelo que já estudei, me parece impossível resolver sem usar estas ferramentas.
Mas, nosso professor, esqueceu que o potencial do Excel é grande, e muita coisa ainda está escondida neste aplicativo. Assim, andava ele pela escola, encucado com mais este desafio, quando se deparou com a figura de nosso personagem Zé das Dúvidas, que vinha todo alegre pelo corredor a azucrinar a vida dos colegas. E, ao chegar perto do aluno disse:
--- Bom dia Zé das Dúvidas, o que aconteceu que você esta todo feliz hoje?
--- Meu profê deixe te contar: estava eu a malinar em meu computador, quando de repente, resolvi abrir o Excel e tentar desenhar neste aplicativo.
--- Desenhar neste aplicativo? Indagou o professor assustado.
--- Sim meu querido, o senhor sabe que o Excel é formado por células que podem ter suas dimensões manipuladas pela gente, certo?.
--- Certo, meu garoto, mas ainda não percebi aonde quer chegar?
--- Mas profê, veja o seguinte, se eu quadricular uma região do Excel de 20 linhas por 20 colunas eu monto um Paint no Excel e daí é só usar as ferramentas de Desenho e a função FORMATAR CÉLULAS / BORDAS, que poderei desenhar muita coisa com traçados retos, pois os curvos vão me dar mais trabalho e no momento eu não pensei neles ainda. Viu que maravilha este achado meu caro mestre.





















--- Mas Zé das Dúvidas, você não só achou uma bela saída para se usar o Paint dentro do Excel, como acaba de resolver o problema matemático que me atormentava há dias. Sabe qual é?
--- Montar o Teorema de Tales no Excel, sem usar tabelas e funções, pois agora ficou fácil garotão, já que posso usar sua descoberta e montar minha figura, que ainda vai me sobrar espaço para as contas, que é o forte do Excel. Valeu meu pequeno infante, vou já para o labin, montar meu programa, tchau.
Assim, o professor seguiu para o Labin e montou a figura abaixo com os cálculos e resolveu seu dilema, sem o uso de tabelas e funções, formatando uma tela quadriculada com 20 linhas e 20 colunas, onde usou-se FORMATAR / LINHA / ALTURA DA LINHA 45. Deste modo, a tela pode funcionar como um Paint, onde fica muito mais fácil desenhar as figuras geométricas, e no espaço restante pode-se trabalhar os cálculos necessários para a solução do problema.
A seguir propõe-se um modelo de folha de atividade baseado no Geoplano Retangular do Laboratório de Matemática da escola, que pode ser trabalhado de forma integrada LABIN-LABMAT, constando de:
a) Título da atividade;
b) Geoplano digital ;
c) Objetivo da atividade;
d) Considerações teóricas;
e) Conclusões práticas e cálculos
f) Conclusão final;
g) Membros do grupo de trabalho

Portanto na informática, é fundamental a interação professor - aluno na construção do conhecimento, o que vem provar que o conhecimento não é, e nunca foi, posse de uma só pessoa, mas sim o produto de uma interação contínua na busca de soluções para o nosso dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário