Total de visualizações de página

sábado, 1 de maio de 2010

ATIVIDADE 1 - Falando sobre Ponto , segmento, ponto médio , mediatriz e noção de ponto eqüidistante de


Para discutir este assunto vou fazer uso de meu personagem “Zé das Dúvidas”, garoto esperto, de estatura miúda, olhar aguçado e para muitos professores o chamado “Mala de carteirinha”.
Bem, na verdade nosso aluno é vidrado por informática e para ele a escola como esta não tem nenhum atrativo , o que o leva a questionar todos os professores, daí seu apelido, mas quando se fala em tecnologia seu olhar brilha e seu estado de espírito muda completamente.
É este personagem quem vai nos acomnpanhar em nossa trajetória neste blog.
Estava eu, rascunhando meus apontamentos na sala do professor quando aparece por lá, meu querido aluno com um ar de dúvida crucial.
Bem, perguntei: Oh Zé das dúvidas, o que o aflige tanto?
-- Professor , sabe aquela lição que o senhor passou sobre segmento e ponto médio. Tentei estudar no livro e não entendi nada. Fui então para casa e entrei no Winplot e desenhei uma figura com três pontos A, B e M, e, ai consegui formar um segmento AB com o ponto M no meio. Mas eu quero fazer mais e não acho saída. Que tal o senhor me ajudar.
-- Vamos ao computador da escola que vou te mostrar. Veja o seguinte
1) Será que por M você pode traçar uma nova reta? -- Sim professor.
2) --- E se você traçar uma vertical por M, analise o que poderá ser feito?
-- Oh Profê ! Agora o senhor me pegou. Bem eu traço a vertical mas não vejo muita coisa ai.
3) – Zé das Dúvidas lembra daquela referência sobre uma reta especial que eu falei que todo segmento escondia nele?
-- Claro meu profê, se minha memória não me falha é a mediatriz, pois até coloquei na minha agenda de cola para a prova (sic- risos)
-- Então é por ai que você deve começar. Desenhe a reta aqui no winplot.
E nosso herói com uma desenvoltura de dar gosto traçou a reta vertical ao segmento AB por M.
4) -- Bem agora pergunto: Qual a propriedade importante que esta reta guarda com carinho para vocês.
-- Mas profssor isto é coisa que se pergunte, justo agora. Vou ligar meu chutômetro para responder (risos). Bem, esta reta tem muitos pontos e deixe eu marcar no programa um ponto D sobre esta reta.
-- E o que você enxerga agora, meu garoto.
-- Professor ! Veja que coisa gozada eu estou vendo. Se eu medir com a régua o segmento DA e o segmento DB, os dois terão o mesmo tamanho., estou certo fofão.
-- Sim garoto, você acabou de descobrir uma propriedade chave desta reta chamada mediatriz que é a de todo ponto dela estar eqüidistante dos extremos do segmento AB, e vale sempre está propriedade.
- Mas profê, isto é o máximo, e abriu um novo campo para meus desenhos em meu computadsor, poisa agora poderei incrementar meus desenhos com este artifíco que o senhor me ensinou (sic)
-- Zé não é artifício é uma propriedade muito importante da mediatriz de um segmento AB.
E, feliz da vida por ter dirimido sua dúvida, lá foi nosso personagem porta afora a azucrinar a vida de seus colegas.
Veja abaixo o que foi discutido entre o professor e Zé das Dúvidas

PROCEDIMENTOS
Comandos no Winplot a serem digitados
seg (2,3) para (6,3)
seg (4,0) para (4,8)
(x,y) = (4,6)
seg (4,6) para (6,3)
seg (4,6) para (2,3)

1) Ao abrir o aplicativo clicar em JANELA / 2º DIMENSÃO
2) Clicar em EQUAÇÃO / SEGMENTO / (X,Y) para desenhar os segmentos AB, mediatiz por M, DA e DB.
3) Ao se abrir cada janela , você deverá marcar a espessura em 3 para ficar grossa e em SÓLIDO para se ter um traço contínuo (TIPO AB)
4) Já o pontilhado deverá ser feito com espessura 1 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário