Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de maio de 2010

ATIVIDADE 3: Plotando ponto no plano cartesiano


A folha de papel representa uma parte de um plano, Ela serve para se representar um esboço da realidade no papel, em forma de texto ou de gráficos. Mas como fazer tais gráficos em uma folha branca e lisa, sem nada escrito?
Bem é aqui que entra a genialidade de René Descartes que conseguiu desenvolver um esquema de eixos perpendiculares entre si, que divide a região da folha em 4 partes distintas.
Assim tem-se uma reta orientada horizontal dividida em duas regiões uma positiva e outra negativa e outra reta vertical também com duas regiões: uma positiva e outra negativa, conforme figura ao lado. (as famosas retas numéricas).
È justamente sobre este plano que alguns alunos estavam conversando no intervalo da aula e entre eles estava Zé das Dúvidas que a tudo ouvia calado.


-- Bem marcar ponto neste plano não é tão difícil assim, exclamou o Antonio..
-- Não é difícil para você que chega em casa e devora os conteúdos diariamente, mas eu, que tenho de ajudar minha tia no mercadinho dela, está é muito difícil e não entendi nada do que o professor ensinou ontem, exclamou Mario
-- Mas é muito fácil repetiu Antonio, veja o seguinte; suponha que você deseje marcar o ponto A (5 , 3). O ponto possui a primeira coordenada 5, que representa o x positiva e portanto deve ser marcado no eixo horizontal do lado direito . Já o valor 3 corresponde à segunda coordenada, que é o y, e deve ser marcada no eixo vertical.
-- Bem até ai tudo bem. Quero ver como você vai é marcar o ponto B no gráfico, ai é que mora o perigo.! Exclama Mario,
-- Basta traçar uma paralela ao eixo horizontal por y = 3 e outra paralela por x = 5 a o eixo vertical, e , onde cruzar as retas é o ponto pedido.
Bem, estaria tudo bem se por perto não estivesse nosso Zé das Dúvidas, que de repente disse num só repente:
-- Mas pessoal, vocês escolheram o jeito mais difícil de se marcar o ponto.
-- Difícil exclamam os dois meninos.
-- Sim o mais difícil, e vejam o motivo:
-- Outro dia eu estava na casa de meu primo, que estudava justamente esta matéria e no livro o professor desenhou uma régua em forma de L e escreveu nela primeiro o valor de x e depois o valor de y. Este esquema de marcar vou chamar de Régua do Xavier, onde primeiro vem x, depois vem y.
- Régua do Xavier?
-- Sim meus caros, e vejam o porquê: Vou rabiscar aqui no papel para vocês verem como é:

-- Venham comigo até o labin, que vou mostrar no Winplot como é fácil de se marcar,
-- Mas Zé isto é maravilhoso, quer dizer que a partir do zero primeiro marco o valor d x e em seguida na vertical marco o valor de y, Agora entendi porque voc^batizou de régua do Xavier, primeiro x e depois y, Que legal, agora não erro nenhum pont5o, inclusive os pontos sobre o eixo, pois o ponto sobre o eixo horizontal tem um valor x e para y = o ele não sai do lugar. E, o mesmo acontece para um ponto sobre o eixo vertical, pois neste caso x = o, ele não sai do lugar e para y marco um certo valor na vertical. Poxâ, agora não erro mais com esta régua do Xavier.
E tomando o mouse de Zé das Duvidas, Antonio tentou marcar os pontos A( 4 , 0) e B (0 , 3) com a ajuda de nosso héroi e conseguiu montar a figura ao lado, e todo eufórico exclamou:

—Agora sim Zé estou entendo porque você gosta tanto de fazer no micro as atividades, é muito mais gostoso !
-- Tâ vendo pessoal, como a Tecnologia pode também nos dar idéias de como trabalhar a matemática, que nosso profê tanto complica na lousa.
E assim, se findou mais uma aventura de nosso herói no seu dia a dia escolar

Um comentário: