Total de visualizações de página

domingo, 2 de maio de 2010

Atividade 2: Divisão de um segmento AB em 5 partes iguais.


ATIVIDAD 2 - DIVISÃO DE SEGMENTOS EM PARTES IGUAIS
Era manhã de quarta-feira, corria a segunda aula e o professor Djalma estava trabalhando com os alunos da turma a divisão de segmentos em partes iguais, pois iriam utilizar no projeto de Geometria que estavam montando. Na verdade, este tópico era das séries iniciais do ensino fundamental e os alunos não se lembravam do processo.
Na lousa, após traçar alguns segmentos disse o professor:
-- Classe, este método é simples, pois basta a gente traçar o segmento AB escolhido para dividir e, por uma das extremidades traçar uma reta auxiliar formando um certo ângulo com o segmento AB. Vejam o desenho na lousa.
Alguém na sala perguntou:
--Mas professor é só isto, e eu que pensei que fosse coisa do outro mundo.
-- É minha cara, não é tão difícil assim, pois agora é só dividir a reta auxiliar em 6 partes, ou seja uma a mais do que você deseja dividir o segmento obtendo assim AC, e agora unir C com B e tirar paralelas com a régua e esquadro.
De repente, aquela voz fininha e cortante, tão temida pelo professor se ouviu na sala. Lá vem encrenca pensou Djalma.
-- Querido profe. Eu acho que tem um jeito bem mais prático de se construir esta geringonça.
-- Mas como meu “Zé das dúvidas”, se eu já olhei tudo no livro e não achei outro método.
-- Ora meu Djalminha, o senhor esqueceu de ir ao computador e construir ali.
-- Bem meu caro, me ajude pois a montar a solução.
-- EH profê, esta com sorte, pois justo hoje eu trrouxe meu possante laptop, que ganhei no curso que fiz.
E, Djalma curioso logo tratou de arrumar a classe em forma circular e colocou nosso herói no centro com seu computador. Para Zé das Dúvidas era a glória, pois podia agora mostrar aos demais que o taxavam de mala sem alça, que na verdade ele sabia das coisas.
-- Meu professor, veja o seguinte. Vou construir no Winplot, que é mais rápido. O senhor quer a divisão em 5 partes, certo. Pois bem, sobre o eixo horizontal marco AB = 6 cm já que não me disse o valor do mesmo., certo.
-- Correto meu caro, disse Djalma.
-- Agora marco dois segmentos paralelos auxiliares, AC e BD e divido cada um deles em 5 partes e uno as divisões e está respondida a questão.
Porém, ao unir as divisões verificou que com 5 partes não dava certo, e, Djalma perguntou:
--Quem pode nos ajudar a achar o erro cometido?
-- Joãozinho, o aluno considerado pelos colegas o nota dez da sala, disse:
-- Zé das Dúvidas, se você usar 6 divisões e não 5 terá a resposta correta, pois o total de divisões é sempre um valor a mais que o pedido no enunciado, exemplo se for 8 partes tenho que dividir AC e BD em 9 partes iguais, captou meu caro.
-- Ah Joaõzinho, salvaste minha pele desta vez, fico te devendo mais esta.
E ao redividir os segmentos em 6 partes cada um obteve em AB 5 partes iguais.
A classe a uma só voz entoou o famoso corinho. Ói, óí, ói, Zé das dúvidas é nosso herói, e o professor todo empolgado aproveitou a deixa.
-- Classe, classe, escutem um pouco. Realmente este método é muito legal e mais prático além de levar em conta que se utilizou uma figura geométrica muito famosa, o paralelogramo, e AB na verdade é uma de suas diagonais.
-- Parabéns, Zé das Dúvidas, graças ao seu interesse em mexer com o computador, me ajudou a mostrar à sala um processo de divisão usando o paralelogramo e sua diagonal, gostei de ver, e que sirva de exemplo aos demais para que se interessem em trabalhar a matemática no computador, e verão o quanto vão descobrir sobre os pequenos detalhes da matemática, que na lousa e no livro ficam escondidos.
E, ao terminar sua fala escutou-se o sinal e a aula terminou com o belo exemplo dado por nosso personagem, que mostrou que a curiosidade e o atrevimento no fazer s~qo as armas para enfrentar os desafios da Tecnologia.
PROCEDIMENTOS
Os comandos abaixo foram utilizados para montar a figura mostrada.
seg (6,0) para (0,4)
seg (0,0) para (6,-4)
seg (6,0) para (6,-4)
seg (1,-.7) para (1,3.4)
seg (2,-1.4) para (2,2.7)
seg (3,-2.0) para (3,2.0)
seg (4,-2.7) para (4,1.4)
seg (5,-3.4) para (5,.8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário